top of page
Foto do escritorEditorial

O futuro nunca esteve tão presente

Atualizado: 25 de abr. de 2019

Sempre que o presente não nos agrada, buscamos refúgio num futuro melhor. Esse comportamento é atávico, e se repete em todos os setores de negócio a cada nova crise.

A inovação e o futuro, principalmente quando alavancados pela tecnologia, passaram a fazer parte da agenda dos acionistas, das lideranças e do RH das empresas no final desta década, de maneira acentuada.

Mas a tecnologia não é a única força que atua na definição de cenários futuros.

No CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies, trabalhamos, hoje, com 14 Megatrends, que podem ser combinadas para nos ajudar a desenhar cenários possíveis para o futuro.

O futuro não é simultâneo; é assíncrono. Ele nasce em diferentes geografias socioeconômicas e se desenvolve até impactar o seu negócio. Isto significa que o seu futuro próximo pode já ser o presente de algum outro ponto do planeta, setor da economia ou, eventualmente, até para seu concorrente.

A aceleração e a complexidade, que regem a dinâmica do mundo atual, despertam um sentimento de urgência para a mudança, particularmente no ambiente de negócios.

Um mundo novo deve requerer novas ações. Mas não qualquer nova ação. O mundo continuará em transformação, e é importante que cada atividade inovadora nos deixe mais perto da que será requerida no momento seguinte, de forma a que possamos pavimentar o caminho do futuro.

"É importante que cada atividade inovadora nos deixe mais perto da que será requerida no momento seguinte."


A metodologia de trabalho do CIFS foi concebida para atender essa demanda. Através de processos de imersão dialética, referenciados por um conjunto de Megatrends, desenhamos cenários possíveis para o futuro e avaliamos seu impacto em cada setor da sociedade e ambiente de negócios, identificando os fatores de incerteza mais importantes (‘wild cards’) e elencando alternativas acionáveis para a inovação sequencial programada.

É um trabalho de cocriação, com intensa participação de nossos clientes, que nos ajudam a identificar as Megatrends mais relevantes para o seu negócio, construir cenários futuros a partir da combinação das forças selecionadas, e imaginar soluções criativas para aproveitar as oportunidades que surgirão e a se preparar para as eventuais surpresas, dentro do intervalo de tempo determinado para o planejamento estratégico.

"As megatrends são desenvolvidas pelos especialistas globais do CIFS como parte de sua metodologia para construção de cenários futuros e identificação de impactos relevantes para o negócio."

Os consultores do CIFS conduzem o processo e aportam o conhecimento proprietário, extraído de sua base de estudos globais, para garantir a consistência do trabalho e o melhor rumo para o desenvolvimento do negócio, a partir do presente e rumo ao futuro planejado.

Isso é inovação sustentável.




Essa jornada pode ser conduzida em etapas.

O CIFS também oferece palestras de sensibilização, elaboradas com foco no setor de atividade do cliente, workshops de descoberta, onde os executivos exercitam o pensamento à frente do tempo presente trabalhando com as megatrends, e o acesso ao conteúdo produzido pelos analistas globais ou a assinatura da revista Scenario, onde a equipe do CIFS publica seus melhores insights com a profundidade adequada.

Nosso propósito é reduzir a complexidade e orientar nossos clientes para o futuro, capacitando-os a tomar as melhores decisões possíveis no presente.


Mande-nos uma mensagem pelo e-mail cifs@cifs.dk e entraremos em contato com você.

Comments


bottom of page