Eventos são acontecimentos holísticos, sensoriais, transmidiáticos, multidimensionais e participativos, mesmo quando não planejados dessa forma. E já eram assim antes da internet, mas muitas dessas dimensões ficavam ao sabor do acaso. O que muda é que agora temos mais recursos para ampliar a influência sobre as dimensões dessa experiência.
Há alguns paradoxos que devem ser desconstruídos para que se possa explorar toda a potencialidade dos eventos.
Palestrante X Palestrado: o evento é o que acontece na mente dos participantes, sejam eles palestrantes, debatedores, expectadores, comentadores, compartilhadores ou meramente informados de sua existência.
Presencial X Virtual: tudo é presencial do ponto de vista de quem participa (a pessoa está presente em algum lugar, mesmo quando o acesso a um conteúdo se dá de forma remota), e o local físico de um acontecimento (parte do evento) é apenas uma dessas possibilidades, onde também pode existir o contato com algum conteúdo virtual (como a realidade alterada).
Síncrono X Assíncrono: para o participante, tudo acontece no momento em que acontece, incluindo a eventual decisão de acessar um conteúdo gravado no horário que lhe for mais conveniente.
Duração X Atenção: não há limites reais ou regras imutáveis que determinem essa relação entre duração e atenção. Nosso spam de atenção “natural” já foi reduzido à dimensão de segundos (ex.: comerciais de TV), mas pode ser estendido para horas ou dias (ex.: Pokemon Go, pandemia nos primeiros meses, CPI em alguns depoimentos), dependendo da relevância, do interesse e do engajamento e participação.
Acontecimento x Repercussão: a divulgação e a repercussão também fazem parte do evento, bem como notícias e conversas sobre o acontecimento.
Ao desconstruir a ideia de um evento que ocorra em um determinado local por um tempo limitado, ganhamos a possibilidade de incorporar ao evento todas as formas de participação e sua repercussão. A duração a ser decidida (que inclui desde a divulgação inicial até a repercussão estimulada) é a relacionada com o período de investimento em sua estimulação além da participação orgânica (assistindo, interagindo, comentando, compartilhando ou falando sobre temas relacionados a partir do estímulo do acontecimento).
Estive em um evento presencial, no último domingo, que foi agradabilíssimo. A foto ilustrando o post é, na concepção ampla, também parte do evento.
Esse é o futuro dos eventos.
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