Quais são as profissões emergentes neste cenário de transformações?
O LinkedIn ajuda a responder essa pergunta publicando, pelo terceiro ano, o seu "2020 Emerging Jobs Report", baseado nos dados coletados a partir dos serviços de recrutamento prestados pela plataforma.
A análise não chega a ser global, mas cobre localidades importantes como Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Holanda, Austrália, Singapura e Índia, para os quais apresenta relatórios individualizados.
Tomando o Reino Unido como exemplo, liderando o ranking das profissões cujas buscas mais cresceram, estão:
1. Especialista em inteligência artificial - contatados prioritariamente por empresas de software e serviços de TI.
2. Engenharia robótica - procurados pelo setor de manufatura (que esta se transformando em "robofatura").
3. Cientista de dados - ainda em crescimento, lidera o volume de buscas por empresas de software e tecnologia
4. Full Stack Engineer (servidores e bases de dados) - segundo mais procurado por empresas de software e Ti, no ranking das profissões que mais cresceram
5. Engenheiro de confiabilidade de site (UI - funcionamento das interfaces) - também na mira das empresas de software e TI
6. Especialista no sucesso do consumidor (UX) - a primeira profissão do ranking a requerer soft skills, disputada por empresas de mídia e comunicação, serviços corporativos e educação
Nas posições seguintes temos um misto de profissionais de tecnologia, vendas especializadas e desenvolvimento de produtos.
A surpresa fica com a nona posição. As empresas de Healthcare procuram Técnicos em saúde comportamental, já que os planos de saúde passaram a cobrir os problemas de saúde mental.
Machine learning (aprendizado de máquina) é a disciplina "top" para quem quer ter garantia de emprego bem remunerado nos próximos anos.
Link para os relatórios aqui.
Grato por compartilhar, syn!
Vai servir de referência para as análises e orientações aos nossos contatos e relacionamentos.