Nas últimas décadas a batalha para aparecer no topo do ranking de buscas na internet definiu o sucesso de muitos negócios.
Esse jogo recebeu o nome de “Search engine optimization” (SEO) e consistia em configurar suas páginas de modo a que os mecanismos de busca (search engines) priorizassem o seu conteúdo, colocando você ou sua empresa “above de fold”, ou seja, na primeira tela das respostas.
Com a chegada das IAs generativas de texto (ChatGPT, Gemini, Perplexity) esse panorama começa a mudar.
Do ponto de vista prático, antes dessas Ias, quando alguém precisava encontrar uma resposta para uma questão utilizava o Google (ou outro buscador) e recebia uma lista de sites que, de acordo com o algoritmo do buscador, teriam maior probabilidade de atender sua demanda.
As IAs oferecem um novo caminho, adicionando uma camada de serviço sobre a busca, analisando o conteúdo dos sites priorizados por ela e, objetivamente, respondendo sua questão. Se você pedir ela indica as fontes consultadas para elaborar a resposta.
Por ser mais prático, esse processo tenderá a substituir boa parte das buscas, principalmente no ambiente de negócios.
Claro que o Google, que lidera com folga o mercado de buscas (em torno de 90% de participação) está atento à questão e já incorporou sua IA no mecanismo de busca. Se você procurar por um produto, ele seguirá respondendo com uma lista de sites, ofertas e imagens, mas se você fizer uma pergunta mais conceitual ele incluirá uma resposta da sua IA no topo da página.
Entretanto, o acesso direto às IAs cresce exponencialmente, um prenúncio da transformação desse ecossistema em algo novo, ainda em conformação.
Como faço para aparecer nas respostas das Inteligências Artificiais?
De acordo com o estudo realizado pela SocialData, em novembro de 2024, para aumentar a probabilidade de que um conteúdo ou perfil seja considerado nas respostas das IAs, a partir dos processos de seleção e avaliação atuais, já podemos indicar algumas ações que poderão elevar a visibilidade e relevância do conteúdo para os critérios de busca:
Aumentar a exposição em veículos de mídia de autoridade: Publicar ou ser mencionado em veículos, plataformas e sites amplamente respeitados e acessíveis.
Participar de conferências e eventos públicos: Aparecer como palestrante ou debatedor em eventos de renome ou conferências temáticas com cobertura midiática, mesmo que apenas as especializadas.
Publicar artigos ou livros com ampla distribuição: A publicação formal de conteúdo ajuda a estabelecer autoridade e visibilidade. Colaborações com outras figuras reconhecidas também aumentam a chance de que o conteúdo seja referenciado.
Manter uma presença ativa nas redes sociais: Embora as IAs não costumem monitorar as redes sociais, postagens regulares em plataformas onde o tema de nosso conteúdo é discutido pode aumentar a visibilidade, a repercussão e o volume de menções e referências.
Obter menções em publicações acadêmicas: Embora a visibilidade acadêmica seja limitada, o algoritmo leva em conta fontes primárias e confiáveis.
Criar conteúdo em formatos populares de consumo digital: vídeos, podcasts e textos breves em linguagem direta e acessível, respondendo questões do momento, tendem a ser compartilhados e comentados, aumentando a visibilidade para mecanismos de busca.
Este primeiro grupo de ações atende às demandas de construção de autoridade, credibilidade e relevância como fonte, atraindo a “atenção” das IAs.
Entretanto, é importante cuidar do conteúdo, de forma a garantir que ele seja capturado.
7. Estruturar o conteúdo em formatos adaptados para IA: Produza conteúdo direto e bem segmentado (com subtítulos claros, listas e seções de resumo), que facilite a extração de respostas objetivas e contextualizadas.
Priorizar a qualidade da informação sobre a quantidade: Modelos de IA valorizam conteúdo de alta qualidade, relevância e objetividade. Evite conteúdo redundante ou excessivo e foque em informações que agreguem valor real.
Utilize linguagem natural e intuitiva: O uso de uma linguagem que se assemelhe à fala cotidiana ajuda a IA a entender e replicar o conteúdo de forma mais eficaz e atrativa. É para isso que foram “treinadas”.
Inclua dados estruturados e otimize o conteúdo semântico: Dados estruturados e marcadores semânticos são importantes para modelos de IA, pois ajudam a categorizar e interpretar o conteúdo com precisão. Isso também é um requisito para SEO.
Lembre-se de que os algoritmos de IA evoluem rapidamente, o que requer acompanhamento constante para ajustar as estratégias de AEO, mantendo o conteúdo sempre relevante.
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